‘Vulnerabilidade do Brasil vem bastante do cenário global’, diz Campos Neto | Finanças

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira que as vulnerabilidades do Brasil estão bastante atreladas ao cenário global. Campos Neto participa do seminário “Capital flows and growth: where is the money going” promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington,nos Estados Unidos.

Sobre dívida, Campos Neto ressaltou que houve momentos em que ela cresceu, mas caiu rapidamente e esse não é o caso desta vez.

No caso do Brasil, o presidente do BC ressaltou que o país fez o dever de casa, com reformas, citando a reforma tributária e a reforma da previdência. “Nós fizemos o arcabouço fiscal, obviamente as pessoas questionam a extensão que você consegue seguir o arcabouço, mas nós fizemos”.

Campos Neto também ressaltou que o principal desafio é ser capaz de se reinventar “com mais empreendimentos privados e mais política para crescimento entendendo que eventualmente vai ser necessário promover crescimento com menos governo, menos dívida”.

O presidente do BC disse que houve alguma saída em capitais ultimamente e ressaltou que o mercado de dívida no Brasil se tornou bastante nacional “e está funcionando bem”.

No mercado de capitais, Campos Neto ressaltou que aumentou bastante e que durante a pandemia houve alguns momentos de crise, mas limitado em comparação com outros mercados. “Precisamos ter certeza que continuemos com o mercado porque é um mercado que para crescer, precisa continuar com a agenda de reformas”.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto — Foto: Reprodução/Youtube FMI

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.