Saiba os critérios e onde buscar atendimento em casos de dengue em Sorocaba

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

A Prefeitura de Sorocaba (SP) divulgou, nesta segunda-feira (18), novas orientações sobre o que deve ser feito caso o morador apresente sintomas de dengue.

Com mais de 3,3 mil casos confirmados neste ano, a administração municipal já decretou situação de emergência e ampliou os horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo a prefeitura, em caso de suspeita de dengue, o morador deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de iniciar a hidratação.

“Se for suspeito ou confirmado, mas sem sinais de alarme ou condições especiais de risco, o monitoramento deve seguir nas UBSs.”

Os sinais de alarme, de acordo com a prefeitura, são os seguintes:

Há a categoria de condição clínica especial, que inclui:

Se for suspeito ou confirmado com condição clínica especial, aí, conforme a prefeitura, a pessoa deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Pré-Hospitalar (UPHs) e PAs até resultado de exames e reavaliação clínica. Já em casos suspeitos ou confirmados com sinais de alarme, é preciso buscar as UPHs, UPAs e PAs para internação.

Por fim, se o caso de dengue for grave, com sensação do coração estar acelerado, mãos frias, respiração curta e rápida, diminuição da urina, pressão arterial baixa, desmaio, cianose (coloração azulada da pele e mucosas) e sangramento grave, é necessário procurar imediatamente uma unidade de urgência e emergência (UPHs, UPAs e PAs).

Em Sorocaba, as 33 UBSs estão com esquema especial de atendimento de dengue das 8h às 16h, sendo que três delas atendem das 19h às 22h exclusivamente pacientes com sintomas da dengue: UBSs Hortência, Simus e Fiori.

A cidade também possui oito PAs das 19h às 7h, sendo 24 horas aos fins de semana: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Carandá, Habiteto, São Bento, São Guilherme e Sorocaba 1, além do PA Laranjeiras 24h todos os dias.

Sorocaba ainda conta com quatro unidades de urgência e emergência, sendo elas: UPHs Norte, Leste e Oeste, além da UPA Éden.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.