Pré-mercado: começam as reuniões dos bancos centrais

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Bom dia. Estamos na terça-feira, 19 de março.

Cenários

Foi dada a largada. Nesta terça-feira (19) começam as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Open Market Committee (Fomc), seu equivalente americano. Esses encontros darão sinais importantes sobre o que deve ocorrer com os juros ao longo de 2024, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O cenário é claro: a trajetória em ambos os países é de taxas descendentes. A diferença é que aqui a questão é de intensidade. Até quanto a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, pode cair? Nos Estados Unidos a dúvida é a duração. Os Fed Funds estão na faixa entre 5,25 e 5,50% ao ano desde meados de 2023, e devem começar a cair.

A economia brasileira vem dando sinais inesperados de vitalidade. Os indicadores de emprego e atividade econômica de janeiro divulgados no fim da semana passada mostram que o comércio e os serviços começaram o ano com um bom desempenho.

E nos Estados Unidos, a inflação de fevereiro, divulgada na semana passada, ficou acima do esperado e das metas. O índice de preços ao consumidor (Consumer Price Index, CPI) variou 3,2% em 12 meses, acima da expectativa de 3,1%. E o núcleo do índice, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia, subiu 3,8%, acima dos 3,7% e quase o dobro da meta de 2%.

Perspectivas

No Brasil, olhando apenas a inflação, há espaço para o Copom seguir baixando os juros. No entanto, pode ser que os membros do Comitê resolvam adotar uma postura mais cautelosa devido à atividade econômica. Na prática, quer dizer que o Comunicado a ser divulgado na quarta-feira (20) e a Ata, prevista para a terça-feira (26), podem retirar o plural “cortes” ao falar dos próximos movimentos para os juros.

Já nos Estados Unidos, até a semana passada, a expectativa dos investidores era que a redução nos juros americanos poderia começar na reunião do Fomc agendada para junho. No entanto, os indicadores mais recentes podem fazer com que o Federal Reserve (FED) mantenha sua atitude cautelosa. Assim, todas as atenções estarão voltadas para a entrevista que deverá ser concedida por Jerome Powell, presidente do FED, na quarta-feira após a reunião.

Indicadores

Relatório Focus

Sem indicadores relevantes



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.