Prabowo Subianto é oficialmente eleito presidente da Indonésia e pede unidade | Mundo

Voguel
Voguel 4 Leitura mínima

O ministro da Defesa, Prabowo Subianto, foi oficialmente eleito o próximo presidente da Indonésia e deverá suceder Joko “Jokowi” Widodo no comando da maior economia do Sudeste Asiático em outubro.

Anies obteve 40,97 milhões de votos (24,95%), enquanto Ganjar obteve 27,04 milhões de votos (16,47%).

“O mandato do povo indonésio está nas nossas mãos”, disse Prabowo no seu discurso de vitória perto da meia-noite de quarta-feira.

“Apelamos às pessoas para que olhem para o nosso futuro juntos, unidos, de mãos dadas, porque os desafios que enfrentamos como nação ainda são enormes”, disse ele em Jacarta.

Para vencer as eleições presidenciais no país, um candidato deve obter a maioria do total de votos e mais de 20% em pelo menos metade das 38 províncias. Prabowo também superou o último obstáculo.

A participação de mais de 204 milhões de eleitores elegíveis foi de 80,18%, ligeiramente abaixo dos 81,69% que votaram nas eleições presidenciais de 2019, quando Jokowi derrotou Prabowo.

Prabowo venceu em 36 províncias, incluindo todas as províncias densamente povoadas da ilha de Java. Anies venceu em Aceh e Sumatra Ocidental, duas das províncias mais conservadoras do maior país de maioria muçulmana do mundo. Ganjar não venceu em nenhuma.

O companheiro de chapa de Prabowo, e portanto vice-presidente eleito, é Gibran Rakabuming, filho mais velho do atual presidente, Jokowi. A dupla será empossada em 20 de outubro, para um mandato de cinco anos.

“Para aqueles que não votaram em nós, por favor nos deem uma chance”, disse Prabowo. “Vamos trabalhar o mais arduamente possível. Devemos unir-nos e trabalhar juntos em harmonia para levar a Indonésia à prosperidade e à justiça.”

Apenas quatro dos nove partidos políticos que apoiam Prabowo ultrapassaram o limite parlamentar de 4% dos votos nas eleições legislativas nacionais também realizadas em 14 de fevereiro, de acordo com as contagens finais da comissão eleitoral na quarta-feira.

Eles garantiram cerca de 43% combinados, o que significa que Prabowo terá de convidar mais parceiros da coligação para obter a maioria dos assentos na câmara baixa da Indonésia.

Surya Paloh, presidente do Partido Nasdem, que apoiou Anies nas eleições presidenciais, disse na noite de quarta-feira que o partido “aceita o resultado”, parabenizando Prabowo e Gibran pela vitória.

A sua declaração contrasta com o plano de Anies de desafiar a contagem oficial, sugerindo que Nasdem poderia abandonar o navio e ajudar a coligação de Prabowo a garantir a maioria na câmara baixa.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, parabenizou Prabowo imediatamente após o anúncio. “Parabéns ao presidente eleito @Prabowo Subianto por sua vitória nas eleições presidenciais da Indonésia. Esperamos fazer uma parceria estreita com o presidente eleito e sua administração quando eles tomarem posse em outubro”, disse Blinken no X, antigo Twitter.

Prabowo disse que dará continuidade às principais políticas de Jokowi, incluindo a mudança da capital do país de Jacarta para Nusantara, uma nova cidade que está sendo construída na ilha de Bornéu. Outra meta é o desenvolvimento de uma indústria nacional de processamento mineral, em vez de enviar matérias-primas de menor valor para o estrangeiro.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.