O vinagre de maçã é realmente uma solução para tudo, de alívio da tosse a perda de peso?

Voguel
Voguel 10 Leitura mínima

No TikTok, um homem mistura uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água, bebe e come duas fatias de pizza. Depois, ele verifica seu açúcar no sangue. “Estes são os melhores resultados de todos”, ele diz, mostrando um pico muito menor do que quando ele comeu a pizza sem o vinagre. Em outras postagens, usuários do TikTok exaltam a impressionante capacidade do vinagre de maçã em ajudá-los a perder peso, acalmar o estômago e — quando aplicado à pele — tratar acne e eczema.

O vinagre de maçã tem sido usado como um remédio caseiro para curar feridas, acalmar tosse e aliviar dores estomacais por milhares de anos, nota Carol Johnston, professora de nutrição na Universidade Estadual do Arizona. Mas, embora algumas das alegações de saúde do vinagre de maçã tenham um pouco de ciência por trás, Johnston ressalta que muitas alegações não foram estudadas a fundo.

Aqui está o que se sabe sobre o vinagre de maçã — e algumas precauções importantes a ter em mente se você tentar usá-lo.

Vinagre de maçã é considerado remédio caseiro para diversas condições, mas faltam pesquisas robustas sobre o seu uso. Foto: Pixel-Shot/Adobe Stock

Como o vinagre de maçã pode beneficiar a saúde?

O vinagre de maçã é feito através da fermentação, na qual leveduras e bactérias convertem carboidratos primeiramente em álcool e, depois, em ácido acético, que dá ao vinagre seu sabor e odor pungentes e, potencialmente, sugere a pesquisa, seus benefícios à saúde, comenta Johnston.

Proponentes nas mídias sociais frequentemente recomendam o uso de versões não pasteurizadas e não filtradas, que contêm uma “névoa” de bactérias e carboidratos não digeridos chamada de “a mãe”, conta Chris Damman, professor associado de gastroenterologia na Escola de Medicina da Universidade de Washington. Mas não há evidências de que esses vinagres de maçã “crus” sejam mais saudáveis do que os regulares, afirma ele.

Vinagres feitos de maçãs e outras frutas também contêm compostos chamados polifenóis, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e podem contribuir para seus possíveis benefícios à saúde, comenta ele.

Abaixo, veja o que as pesquisas sugerem.

Controle de açúcar no sangue

No início dos anos 2000, Johnston, que estava estudando como certas dietas poderiam ajudar a gerenciar o diabetes tipo 2, se deparou com um estudo de 1988 mostrando que o ácido acético poderia reduzir picos de açúcar no sangue em ratos depois de receberem uma solução de amido.

Ela ficou intrigada e decidiu testar a ideia em pessoas com diabetes tipo 2 e resistência à insulina. Desde então, Johnston e outros pesquisadores encontraram em pequenos estudos limitados que beber uma a duas colheres de sopa de vinagre de maçã ou de outros tipos de vinagre misturado com água antes das refeições ricas em carboidratos resultou em picos de açúcar no sangue menos drásticos do que refeições sem vinagre.

Perda de peso

Vários pequenos estudos de curto prazo em adultos classificados como com sobrepeso ou obesos encontraram associações entre vinagre de maçã e perda de peso.

Em um estudo de 2009 com 155 adultos no Japão, por exemplo, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam duas colheres de sopa de vinagre de maçã em água todos os dias por três meses perderam cerca de 2 kg. E em um ensaio de 2024 com 120 pessoas de 12 a 25 anos no Líbano, os pesquisadores relataram que aqueles que tomaram uma colher de sopa de vinagre de maçã com água a cada manhã durante três meses perderam uma média de 7 kg.

Mas o único estudo que acompanhou os participantes depois de pararem de tomar vinagre de maçã constatou que, em média, eles recuperaram a maior parte do peso dentro de um mês. E tantos estudos em grupos similares de pessoas não encontraram links para a perda de peso.

Dada a falta de dados robustos e os curtos períodos de tempo dos estudos, Beth Czerwony, uma nutricionista na Clínica Cleveland, disse que ela não recomenda que seus pacientes usem vinagre de maçã para perda de peso. Se de fato o vinagre ajudar as pessoas a perder peso, pode ser por desacelerar a digestão, o que pode fazer você se sentir mais satisfeito por mais tempo, disse ela.

Saúde intestinal

Tamara Duker Freuman, uma nutricionista em Nova York que se especializou em condições digestivas, disse que muitos de seus pacientes comentam que beber vinagre de maçã antes ou depois das refeições reduz seus sintomas de refluxo ácido. “Eu acredito neles”, ela diz. Mas ela notou que “centenas de outros pacientes com refluxo horrível” relataram que o vinagre piorou seus sintomas.

Infelizmente, não há boas pesquisas sobre vinagre e saúde digestiva, informa Nitin K. Ahuja, um gastroenterologista na Penn Medicine.

As pessoas que usam vinagre para tratar o refluxo, que é comumente causado pelo ácido estomacal escapando para o esôfago, dizem que o ácido do vinagre faz com que o estômago produza menos ácido, comenta Ahuja. Mas ele acrescentou que não há dados de suporte, e “mecanicamente, não faz sentido” que adicionar ácido ao estômago de alguma forma ajude a controlá-lo.

Condições de pele

Aplicar vinagre de maçã diluído na pele tem sido usado há muito tempo como um remédio caseiro para eczema, cita Lydia Luu, dermatologista na Escola de Medicina da Universidade da Virgínia. E depois que vários pacientes perguntaram sobre tal tratamento, ela e seus colegas decidiram testá-lo.

Em seu estudo de 2019, os pesquisadores pediram a 22 participantes, metade dos quais tinha eczema, para mergulhar um braço em água da torneira e um braço em vinagre de maçã diluído por 10 minutos por dia durante duas semanas. Depois disso, não houve diferenças entre a pele dos participantes em termos de seu pH, micróbios ou sua capacidade de reter umidade — todos os quais geralmente são alterados no eczema.

Dezesseis dos participantes do estudo relataram sintomas como leve ardor ou coceira, principalmente no braço tratado com vinagre; um desenvolveu coceira severa, ardor moderado e uma pequena ferida; e outro desenvolveu uma erupção cutânea elevada. O vinagre de maçã “não é muito útil para eczema, infelizmente”, conclui Luu — e poderia piorar seus sintomas.

É seguro usar?

Consumir vinagre de maçã, mesmo quando diluído, pode interagir com certos medicamentos, incluindo alguns medicamentos para diabetes e o coração, bem como diuréticos. O vinagre de maçã também pode reduzir o potássio no sangue, o que pode ser um problema para aqueles que já têm níveis baixos, avisa Czerwony.

Portanto, consulte seu médico antes de tentar, ela disse. O mesmo conselho vale para usar vinagre de maçã na pele, comenta Luu. Um médico de cuidados primários ou dermatologista provavelmente pode recomendar tratamentos mais seguros e eficazes.

Se você quiser usar vinagre para controlar seu açúcar no sangue, Johnston sugere diluir uma ou duas colheres de sopa de qualquer tipo de vinagre em água e beber, mas não exceda duas a quatro colheres de sopa por dia.

Mesmo quando diluído, o vinagre pode causar erosão no esmalte dos dentes, então ela recomenda beber o vinagre com um canudo. Se você bebê-lo sem diluir, corre o risco de corroer também o revestimento do esôfago, diz Ahuja. “Apenas não beba direto”, acrescenta Johnston.

Uma abordagem mais segura e saborosa, sugere Damman, é usar vinagre de maçã na cozinha. Misture-o em um molho vinagrete ou arroz de sushi, combine com azeite de oliva como mergulho para o pão ou incorpore-o em uma bebida gasosa refrescante. Se houver algum benefício à saúde a ser obtido, ele disse, você provavelmente os obterá dessa maneira também.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.