O suplemento que pode impedir você de pegar resfriado e gripe

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Créditos: PeopleImages/istock

Suplemento fortalece as defesas do corpo contra gripes e resfriados

Um componente chave do leite materno, a lactoferrina, é um dos primeiros nutrientes que recebemos nos primeiros momentos de vida. Agora, a proteína multifuncional está sendo vendida como um suplemento aclamado por seu potencial contra gripe e resfriado.

Os cientistas acreditam que os suplementos feitos de lactoferrina podem estimular o nosso sistema imunológico e combater vírus.

O que é a lactoferrina?

A lactoferrina está presente naturalmente no corpo – principalmente no leite materno e no colostro. Também pode ser extraída do leite de vaca e há um número crescente de suplementos no mercado.

Ela desempenha um papel fundamental na proteção do recém-nascido contra infecções e na promoção do desenvolvimento saudável.

Como o suplemento age contra gripes e resfriados?

A lactoferrina possui propriedades antimicrobianas, o que significa que ela é capaz de combater bactérias, vírus e fungos.

Ela faz isso se ligando aos íons de ferro, que são essenciais para o crescimento e a sobrevivência de muitos microrganismos, impedindo assim que eles se proliferem. Isso ajuda a prevenir infecções e promover a saúde do sistema imunológico.

Além de suas propriedades antimicrobianas, a lactoferrina também tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras.

Ela pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, proteger contra danos causados pelos radicais livres e modular a resposta imunológica, ajudando o corpo a combater infecções de forma eficaz.

Além do leite materno, a lactoferrina também está presente em outras secreções corporais, como lágrimas, saliva e fluidos respiratórios, onde desempenha um papel semelhante na proteção contra infecções.

Devido às suas propriedades antimicrobianas e imunomoduladoras, a lactoferrina tem sido objeto de estudo em várias áreas, incluindo nutrição, saúde infantil, imunologia e saúde oral.

Chancela da ciência

Em maio de 2022, num estudo, The Lactoferrin Phenomenon, cientistas citaram-na como uma molécula milagrosa por todas as suas propriedades.

Eles concluíram: “A lactoferrina tem inúmeras propriedades benéficas que podem desempenhar um papel importante na manutenção da saúde desde a vida fetal até a velhice”.

Tal como acontece com quaisquer suplementos ou adições dietéticas, é importante consultar um médico antes de usá-los, especialmente se você tiver algum problema de saúde, estiver grávida ou amamentando.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.