O que é o climatério e quais os sintomas indicam o início da fase

Voguel
Voguel 5 Leitura mínima

O climatério é uma fase natural da vida das mulheres, mas temida por muitas delas. Afinal, é um período marcado por mudanças hormonais que podem consequentemente implicar em alterações físicas e emocionais desagradáveis.

E o que é, afinal, o climatério?

O climatério marca o período de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher.

Inicia-se geralmente por volta dos 45 a 55 anos de idade, embora possa variar de mulher para mulher. Pode ainda iniciar antes dos 40 anos, de forma precoce.

Durante esse período, ocorrem mudanças hormonais significativas, especialmente relacionadas à diminuição da produção de estrogênio pelos ovários.

Essas mudanças hormonais podem levar a uma série de sintomas físicos e emocionais.

Créditos: Jacob Wackerhausen/istock

Entenda melhor o climatério, um período de transição pelo qual toda mulher passará um dia

Quais sintomas indicam o início do climatério?

Também conhecidos como ondas de calor, são episódios de calor intenso e súbito que podem ser acompanhados de sudorese e palpitações cardíacas. Podem ocorrer várias vezes ao dia e podem afetar significativamente a qualidade de vida.

Semelhantes aos fogachos, os suores noturnos são episódios de transpiração intensa durante o sono, que podem levar a despertares frequentes e dificuldade para dormir.

  • Irregularidades menstruais

Durante o climatério, é comum que as menstruações se tornem irregulares, podendo ser mais curtas, mais longas, mais leves, mais intensas ou ocorrerem com maior ou menor frequência.

A diminuição dos níveis de estrogênio pode levar a uma redução na lubrificação vaginal, resultando em secura e desconforto durante o sexo.

As flutuações hormonais podem causar alterações de humor, irritabilidade, ansiedade e até depressão em algumas mulheres.

A dificuldade em dormir pode estar associada aos fogachos, suores noturnos e preocupações relacionadas às mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante o climatério.

Algumas mulheres podem experimentar um aumento de peso durante o climatério, especialmente na região abdominal, devido às alterações hormonais e à diminuição do metabolismo.

É importante ressaltar que nem todas as mulheres experimentam todos os sintomas do climatério e a intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa.

Além disso, os sintomas do climatério podem persistir por vários anos após a última menstruação, período conhecido como pós-menopausa.

É possível engravidar durante o climatério?

Nesse período é comum que a fertilidade diminua. No entanto, mesmo durante o climatério, é possível engravidar, pois a ovulação pode continuar ocorrendo de forma intermitente até que a menopausa seja estabelecida definitivamente.

A menopausa só é oficial após um período de 12 meses consecutivos sem menstruação.

Isso ocorre quando os ovários param de liberar óvulos e a produção dos hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, diminui significativamente. 

É possível, sim, engravidar durante o período do climatério

Créditos: Love portrait and love the world/istock

É possível, sim, engravidar durante o período do climatério

Há tratamento para os sintomas do climatério?

Sim, há tratamentos que ajudam a gerenciar os sintomas do climatério e garantir uma transição suave para essa nova fase.

A terapia de reposição hormonal (TRH) é umas das opções. Ela consiste na administração de hormônios, como estrogênio e progesterona, para compensar a diminuição natural dos níveis hormonais durante o climatério.

A TRH pode ajudar a aliviar sintomas como ondas de calor, suores noturnos, ressecamento vaginal e alterações de humor.

Há também medicamentos que não contêm hormônios, mas ajudam a controlar alguns dos sintomas do climatério, como antidepressivos para tratar alterações de humor, medicamentos para alívio de sintomas vasomotores e cremes vaginais para ressecamento vaginal.

É importante consultar um médico para discutir as opções de tratamento disponíveis e decidir qual é a melhor abordagem para cada caso.

Embora o climatério seja uma fase natural da vida da mulher, é essencial buscar apoio médico.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.