O que é breadcrumbing nas redes sociais?

Voguel
Voguel 11 Leitura mínima

De vez em quando, um termo surge para descrever um comportamento humano problemático, e ele se torna parte de nosso vocabulário coletivo – especialmente on-line. Você provavelmente já ouviu falar de ghosting, gaslighting e love bombing, e agora temos um acréscimo a esse léxico, o breadcrumbing.

Com a predominância de aplicativos de namoro como o Tinder e o Bumble, esses termos estão ajudando as pessoas comuns a descrever seus sentimentos e experiências tanto nas redes sociais quanto em ambientes que cuidam da saúde mental.

Leia também:

O que é breadcrumbing nas redes sociais?

Imagem: Boumen Japet/Shutterstock

Em inglês, “breadcrumbs” significa “migalhas de pão”. Enquanto que para muitos de nós a palavra migalha está atrelada à história de João e Maria, que usam pequenos pedaços de pão para marcar o caminho de volta para casa, mais recentemente o termo tomou outra conotação.

Agora, as migalhas estão relacionadas ao tipo de atenção que recebemos de alguém em um relacionamento, adicionando mais um grau de complexidade nas relações interpessoais – sejam elas românticas ou não.

O que é breadcrumbing?

Breadcrumbing refere-se a uma forma de manipulação, intencional ou não, que acontece quando alguém dá a uma pessoa um pouco de atenção, apenas o suficiente para mantê-la interessada ou presa ao relacionamento, sem nenhuma intenção de realmente se comprometer.

Aqueles que agem intencionalmente podem fazer isso para conseguir atenção, validação ou controle, ou para viver as partes divertidas de um relacionamento sem ter que se comprometer. Enganar uma pessoa mantém ela por perto, faz com que ela não procure por uma conexão mais estável, confiável e real. 

Homem usando o celular via Gilles Lambert/Unsplash
Homem usando o celular via Gilles Lambert/Unsplash

Outros podem simplesmente estar confusos sobre o que querem, ou não se sentir à vontade com a intimidade por conta de sua criação e traumas passados. Essas pessoas também podem se sentir incapazes de se envolver em relacionamentos saudáveis e autênticos.

Independentemente do motivo que leva alguém a praticar breadcrumbing, o impacto pode ser incrivelmente prejudicial para a vítima, especialmente se esta relação durar anos. Por exemplo, para algumas pessoas que procuram um relacionamento, receber atos esporádicos de atenção é uma experiência dolorosa que pode deixá-las divididas entre a esperança e a desesperança.

5 sinais que você é vítima de breadcrumbing

O breadcrumbing pode ser o ato de enviar sinais sociais como flerte, mas sem compromisso, a fim de cativar um parceiro romântico sem muito esforço. Entretanto, embora seja mais frequentemente usado em um contexto romântico, o breadcrumbing pode ocorrer em qualquer relacionamento.

No local de trabalho, por exemplo, pode parecer que um chefe está elogiando você ou prometendo que você seja promovido, então você se mantém na vaga porque essa possibilidade está no horizonte. Confira outros sinais indicativos de que você é uma vítima de breadcrumbing.

bumble
Imagem: Boumen Japet / Shutterstock.com

1. A pessoa só aparece quando você perde o interesse

Se uma pessoa só está disposta a mostrar a atenção que você deseja quando você sente vontade de desistir, isso pode ser um sinal de que ela está mais interessada em mantê-lo por perto do que tomar alguma atitude real. 

2. As ações da pessoa não estão alinhadas com suas palavras

Se a pessoa tentar te convencer de algo com falas vagas e ambíguas, sem nenhuma ação que sustente suas palavras, isso pode ser um sinal de breadcrumbing. Ela pode fazer com que você sinta que não quer perdê-la ou o que ela promete, mas isso não coincide com o fato de que não há nenhuma atitude que confirme as promessas.

(Imagem: Pexels)

3. A pessoa está (muito) menos interessada do que você

Outro sinal importante é se ela raramente inicia o contato por conta própria ou demonstra que está interessada em você sem que você entre em contato. Ela também pode fazer planos com você, mas cancelar ou não aparecer, e parecer ocupada demais para você – podendo até mesmo ficar ausente por períodos de tempo.

4. As conversas costumam ser superficiais

As mensagens dessa pessoa são caracterizadas por brincadeiras e flertes? Principalmente, as conversas são evasivas? Se, quando você tentar ter uma conversa mais séria, ela não estiver disponível, ficar chateada ou irritada – ou mudar de assunto constantemente, isso pode ser um sinal de breadcrumbing.

5. Você nunca sabe qual é a sua posição em relação à pessoa 

Um último sinal para prestar atenção é que, como as pessoas que praticam o breadcrumbing são esporádicas, inconsistentes e imprevisíveis em suas manifestações de interesse, muitas vezes você fica confuso e frustrado depois de interagir com elas.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.