Niacinamida: para que serve e quais os benefícios para a pele

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

Hoje mais afamada pelo uso no skincare, a niacinamida é um composto da vitamina B3 solúvel em água e relacionada a uma série de papéis importantes para o corpo humano. Entre as tarefas em que ela está envolvida, aparecem o metabolismo energético e funções cardiovasculares, cerebrais e imunológicas.

Sua relação com a saúde geral também se reflete na pele, o que fez o composto começar a ser empregado em tratamentos dermatológicos. Embora a vitamina possa ser encontrada em alimentos como carne, peixe, leite e vegetais, quem busca o efeito cosmético normalmente vai procurar a niacinamida em produtos como séruns, cremes, loções e máscaras faciais, além de suplementos.

Quais os principais benefícios da niacinamida para a pele?

As vantagens dermatológicas com mais evidências consolidadas da niacinamida incluem a hidratação da pele e a capacidade de minimizar os poros dilatados.

Em produtos cosméticos, essas funções são reforçadas pela regulação da produção de sebo cutâneo, o que também ajuda a reduzir a perda de água transepidérmica – algo benéfico para pessoas que sofrem com pele seca ou desidratada. Alguns estudos apontam, ainda, que ela ajudaria a reduzir linhas finas e rugas através do estímulo à produção de colágeno.

+Leia também: ABC do skincare: as substâncias mais recomendadas para cuidar da pele

Quais cuidados tomar antes de usar a niacinamida

Em caso de qualquer irritação ou reação inesperada, suspenda imediatamente o uso do produto e busque orientação com seu dermatologista.


Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.