Monitorar batimentos cardíacos melhora a qualidade do sono

Voguel
Voguel 8 Leitura mínima

Geralmente associamos ter uma boa noite de sono com a quantidade de horas dormidas, mas a verdade é que um sono de boa qualidade vai além do tempo de descanso. Os batimentos cardíacos podem ajudar a entender se suas horas de sono estão sendo bem dormidas.

Com uso de dispositivos como smartwatches, é possível saber como estão os batimentos durante o período que se dorme. Os resultados poderão dizer se é necessário promover algumas mudanças em seus hábitos para melhorar a qualidade do sono, como monitorar seus níveis de estresse, reduzir a ingestão de álcool e pular exercícios noturnos.

“Geralmente as pessoas não são os melhores juízes de quanto tempo realmente dormiram, ou se foi um sono de qualidade”, diz o Dr. Conor Heneghan, cientista sênior da equipe de pesquisa de saúde do consumidor do Google.

Para ajudar quem precisa de uma qualidade de sono melhor, Heneghan lista três razões para começar a monitorar sua frequência cardíaca enquanto você dorme.

Imagem: Divulgação/Apple

A frequência cardíaca vai dizer se você dormiu profundamente o suficiente

  • Quando dormimos, nosso corpo passa por vários tipos de estágios de sono durante a noite. Movimentos oculares leves, profundos e rápidos (REM) – e o tempo que você permanece em cada estágio pode afetar a qualidade do seu sono.
  • “Para se sentir revigorado pela manhã, você deseja que cerca de 15-20% de sua noite de sono seja um sono profundo”, diz o Dr. Heneghan

Você descobre quão restaurador é o seu sono em geral

  • Uma frequência cardíaca mais baixa durante diferentes períodos do sono durante a noite pode indicar se o seu sono foi realmente restaurador.
  • Os batimentos em menor frequência indicam um sono profundo por tempo suficiente para que seu corpo e cérebro possam realizar o importante trabalho de reparo muscular, crescimento de tecidos e uma série de outros processos críticos que apoiam a função cerebral e a saúde geral.
  • “Idealmente, sua frequência cardíaca quando você dorme deve ser menor do que sua frequência cardíaca em repouso quando você está acordado”, afirma o Dr. Heneghan.

É possível entender quão consistente é o seu sono noite após noite

  • Na construção de qualquer hábito saudável de longo prazo, consistência é fundamental. Não é diferente para dormir.
  • Perceber um padrão de batimentos noite após noite vai dizer se o seu sono consegue ter qualidade sempre, ou se existe uma inconsistência em eventuais noites.
  • “Em estudos que realizamos, descobrimos que quando as pessoas classificavam a noite anterior de sono como ruim, isso se correlacionava com o fato de a frequência cardíaca não cair tanto quanto o normal”, conclui o Dr. Heneghan.
Imagem: Pexels



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.