Mercado de leilões é boa opção para comprar seu primeiro imóvel

Voguel
Voguel 5 Leitura mínima

Uma das alternativas para a compra do primeiro imóvel, com condições viáveis e valores abaixo do mercado, sem dúvida, são os leilões. 

Tanto no formato presencial, quanto virtual, essa modalidade apresenta segurança na transação desde o princípio.

Créditos: turk_stock_photographer | iStock

Nos leilões, é possível encontrar imóveis com preços abaixo do mercado e em ótimas condições

“Os valores dos imóveis têm sido um grande chamariz para a compra do primeiro imóvel através de leilões, tanto judiciais quanto extrajudiciais”, comenta Gustavo Reis, presidente do Sindicato dos Leiloeiros do Estado de São Paulo (SINDLEI/SP) e da Associação Nacional dos Leiloeiros Judiciais (ANLJ). 

Ele também afirma que muitas pessoas encontram nessa modalidade de negócio um caminho para empreender e investir. No entanto, é importante agir com cautela para não ter dor de cabeça.

Gustavo Reis apresenta algumas razões para esse tipo de investimento:

  • Preços Potencialmente Mais Baixos: Os imóveis em leilão muitas vezes são vendidos por preços abaixo do mercado, oferecendo a oportunidade de adquirir uma propriedade a um valor mais acessível.
  • Variedade de Opções: Os leilões de imóveis apresentam uma variedade de propriedades, desde residenciais até comerciais, podendo atender às suas necessidades específicas.
  • Transparência: Geralmente, os processos de leilão são transparentes, com informações detalhadas sobre as condições e características dos imóveis disponíveis.
  • Possibilidade de Negociação: Em alguns casos, há espaço para negociação nos leilões, o que pode permitir que você consiga um preço ainda mais atrativo.
  • Agilidade no Processo: O processo de compra em leilão pode ser mais ágil do que em transações tradicionais, o que pode ser vantajoso se você quiser fechar o negócio dentro de um prazo determinado.

Como em qualquer tipo de compra, vale a pena fazer uma pesquisa detalhada e, se possível, obter a assistência de profissionais especializados em leilões de imóveis.

Reis lembra algumas atitudes fundamentais que vão evitar que você caia em algum tipo de golpe. São elas:

  • Leitura do edital: faça a leitura completa do edital, pois lá estarão as principais informações do bem leiloado. No caso de um imóvel, o estado de conservação do mesmo deve estar presente no edital, assim como valor mínimo de venda, além de outras informações fundamentais.
  • Crimes cibernéticos: é muito importante ficar atento a esse tipo de situação, pois falsos leilões estão sempre sendo oferecidos pela internet. 
  • Visita do bem leiloado: essa atitude ajuda a não cair em golpes, pois falsários não têm o que leiloar. Além disso, você poderá conferir as reais condições do imóvel que está sendo leiloado.
  • Verifique o leiloeiro: cheque os dados dos leiloeiros oficiais responsáveis nos órgãos competentes, entre eles, a junta comercial onde o mesmo tem sede.

Sindicato dos Leiloeiros do Estado de São Paulo

Fundado em 1957, o Sindicato do Leiloeiros do Estado de São Paulo tem o compromisso de garantir qualidade ao exercício da atuação dos leiloeiros oficiais do Estado. Atua com compromisso à categoria, renovando a cada ano e a cada gestão o juramento de orientar, representar e defender os leiloeiros.

A entidade realiza levantamentos sobre o setor em busca de dados que forneçam insumos para entender melhor o desenvolvimento da função dos leiloeiros, bem como é atuante em processos que garantem a exclusividade da atuação leiloeira às pessoas designadas como tal, criando um ambiente seguro para leiloeiros e compradores de leilão.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.