Março borgonha: hora de renovar o olhar sobre o mieloma múltiplo

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

Para quem não sabe, o mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea devido ao crescimento descontrolado dos plasmócitos, uma das famílias de glóbulos brancos. A doença representa de 1 a 2% de todos os cânceres e 15% dos tumores hematológicos.

Ela costuma ser mais comum com o avançar da idade, o que não significa que apenas idosos terão o problema. O tratamento engloba diversas abordagens, entre elas quimioterapia, transplante de medula e, mais recentemente, imunoterapia e terapia celular. 

Nós, da Associação Brasileira de Mieloma Múltiplo (ABRAMM), instituímos a campanha Março Borgonha em 2018 com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre essa condição e fomentar a defesa dos direitos dos pacientes. Nos últimos anos, temos trabalhado especialmente para aprovar projetos de lei em âmbito estadual e federal que viabilizem o acesso a um tratamento mais efetivo e moderno.

A cada ano, apresentamos um novo slogan para o movimento a fim de engajar a comunidade na participação de nossas ações. Em 2024, o lema é “Quem somos e o que queremos”. O centro do debate são as questões de acesso ao tratamento. Ora, não basta assistirmos ao avanço da medicina, é preciso que seus frutos estejam ao alcance dos pacientes brasileiros.

A campanha engloba diversas atividades, entre elas a divulgação de informações sobre a doença nas Linhas Vermelha, Verde e Azul do Metrô de São Paulo, além de rodas de conversa sobre as expectativas para o controle do mieloma múltiplo, transmitidas pelas redes sociais, envolvendo médicos especialistas e membros da associação.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.