Kate Middleton está com câncer: veja o que se sabe até agora | Mundo

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

A princesa de Gales, Kate Middleton, revelou, nesta sexta-feira (22), que está passando por uma quimioterapia preventiva após a descoberta de um câncer. O anúncio da doença, que não teve o tipo revelado, vem após o afastamento dela dos compromissos reais.

Em 16 de janeiro, o Palácio de Kensington informou que Kate, de 42 anos, passaria por uma cirurgia “planejada” no abdômen e, por conta disso, ficaria afastada de sua agenda oficial ao menos até a Páscoa. Na época, a Família Real Britânica não deu detalhes sobre o que teria motivado o procedimento cirúrgico. Diante dos rumores sobre o que teria levado à operação, a Coroa chegou a desmentir que a princesa estivesse com câncer.

Em um vídeo publicado nesta sexta-feira, Kate conta que o diagnóstico da doença veio após a intervenção abdominal — que, segundo ela, foi bem-sucedida. Ainda de acordo com a princesa, na ocasião em que o procedimento foi realizado, não se pensava que pudesse haver tumores no organismo. “Exames depois da operação mostraram que o câncer estava presente. A minha equipe médica, então, aconselhou que eu passasse por uma quimioterapia preventiva. Eu estou nos primeiros estágios desse tratamento”, contou.

O intuito da terapia preventiva é eliminar as células malignas que já possam estar na corrente sanguínea. Segundo especialista ouvida pelo Valor, esse tipo de terapia acontece, geralmente, após uma “ressecção cirúrgica”, uma operação de retirada do tumor, como no caso de cânceres do trato gastrointestinal, de cólon, intestino grosso, estômago e ovário.

O afastamento de Kate Middleton dos eventos reais gerou inúmeros debates sobre o seu real estado de saúde. Em fevereiro, o rei Charles III também revelou a descoberta de um câncer, durante a realização de exames para tratar de um aumento benigno da próstata. Assim como no caso da princesa, não se sabe o tipo de câncer enfrentado pelo monarca.

Agradecendo aos médicos e às mensagens de apoio, Kate pediu que o público compreenda a necessidade de tempo e privacidade para que ela possa se recuperar e levar o tratamento adiante. “Levou tempo para me recuperar da cirurgia, mas, mais importante, levou tempo para explicar tudo para George, Charlotte e Louis de uma forma que fosse apropriada, e assegurar a eles que eu ficaria bem”, disse, fazendo menção aos três filhos com William, atual príncipe de Gales e primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.

A princesa de Gales reiterou que “está bem” e “ficando mais forte a cada dia”. “Estou ansiosa para voltar quando puder. Mas, por enquanto, devo me concentrar em fazer uma recuperação completa”, afirmou.

*Estagiária sob supervisão de Diogo Max

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.