Índia ultrapassará Japão como quarta maior economia do mundo em 2025, diz FMI | Mundo

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

O produto interno bruto (PIB) nominal da Índia provavelmente ultrapassará o do Japão em 2025, tornando-se a quarta maior economia do mundo, de acordo com uma estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), um ano antes da projeção anterior.

Mercado em Mumbai: população grande e jovem será a grande impulsionadora do crescimento da Índia — Foto: Rajanish Kakade/AP

A previsão do FMI em outubro dizia que a Índia ultrapassaria o Japão em 2026. Na sua atualização de abril, o FMI revisou ligeiramente as previsões do PIB para ambos os países em termos de moeda local, mas a desvalorização do iene japonês parece reduzir a economia do Japão em termos de dólares, acelerando a queda do país no ranking.

O PIB do Japão foi superado pelo da Alemanha em 2023. Se for ultrapassado pela Índia, cairá para o quinto lugar.

A rupia indiana manteve-se praticamente estável em relação ao dólar desde o início de 2023 devido ao que parece ser uma intervenção do Banco Central da Índia. Atualmente, a cotação está em cerca de 83 rúpias por dólar.

No seu relatório de dezembro de 2023 sobre a Índia, o FMI observou que a intervenção das autoridades no mercado cambial foi provavelmente superior ao nível necessário.

O banco central indiano respondeu que o FMI estava fazendo uma análise errada baseada apenas nas tendências da taxa de câmbio de curto prazo.

O PIB nominal da Índia era o décimo maior do mundo em 2014. De acordo com o FMI, espera-se que ultrapasse a Alemanha para se tornar a terceira maior economia do mundo até 2027. A Índia ultrapassou o Japão nas vendas internas de automóveis em 2022 para se tornar o terceiro maior mercado automotivo do mundo, depois da China e dos Estados Unidos.

Embora o país tenha sofrido uma recessão econômica durante a pandemia da covid-19, registrou um elevado crescimento nos últimos anos, impulsionado pelo aumento da população. O Banco Central da Índia (RBI) espera que o PIB cresça 7% em termos reais no ano fiscal de 2024.

Embora a classe média da Índia esteja em expansão, o PIB nominal per capita está atualmente apenas na faixa dos US$ 2 mil. Isto representa cerca de um quinto do nível da China e próximo do padrão de Bangladesh.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.