Governo Lula quer criar cota para mulheres em estatais – 29/03/2024 – Mônica Bergamo

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer criar cotas para a participação de mulheres em cargos de liderança em estatais. O Ministério de Gestão e Inovação, chefiado por Esther Dweck, já iniciou o diálogo com algumas empresas.

A ideia é que a iniciativa comece nas diretorias, com a implementação de uma cota mínima. A pasta realizou um levantamento sobre a participação feminina em cargos de liderança de 59 empresas estatais —44 de controle direto e outras 15 com estrutura de governança própria.

Os dados vão de dezembro de 2022 até fevereiro deste ano. A participação das mulheres nas diretorias das empresas foi de 14%, no último mês do governo de Jair Bolsonaro (PL), para 21,49% no fim do primeiro ano da gestão petista, em dezembro de 2023.

Já nos conselhos de administração das estatais, a participação de mulheres é ligeiramente maior. Elas ocupam 24% dos cargos. Em dezembro de 2022, esse índice era de 20%.

“Ficamos felizes com o aumento de participação de mulheres”, afirma Dweck. “Estamos em diálogo com algumas estatais para criar uma cota mínima de participação de mulheres em cargos de diretoria.”


TELONA

As atrizes Arlete Salles e Regina Casé receberam convidados, na noite de segunda (25), na pré-estreia de “Dona Lurdes, o Filme”, no Cinemark Village Mall, no Rio de Janeiro. Na comédia, Regina volta a interpretar a protagonista da novela “Amor de Mãe”, que agora tem como melhor amiga a personagem vivida por Arlete. Os atores Humberto Carrão e Jéssica Ellen, que estão no elenco do longa, também prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.