Golpe preocupa aposentados e pensionistas do INSS

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Créditos: Captura de tela

Print do portal Meu INSS

A vulnerabilidade dos aposentados e pensionistas do INSS tem sido explorada por criminosos que estão realizando descontos indevidos em seus salários, sem autorização prévia. Esses golpes, que têm como alvo principalmente pessoas idosas com pouco conhecimento tecnológico, têm preocupado as autoridades e gerado prejuízos significativos para os beneficiários.

Golpes no INSS: descontos indevidos preocupam autoridades

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou pelo menos 130 mil denúncias de descontos indevidos nos salários de aposentados e pensionistas. De acordo com uma reportagem do g1, entidades estão realizando descontos nas contas desses beneficiários sem que tenham contratado qualquer serviço. O presidente do INSS se pronunciou sobre o assunto.

Entidades se aproveitam da relação para aplicar golpes

Associações, sociedades e entidades que representam aposentados e idosos estão sendo apontadas como responsáveis por esses golpes. Elas têm descontado dos salários do INSS valores referentes a contribuições para serviços como defesa jurídica, descontos em remédios, telemedicina, entre outros, sem o consentimento dos segurados.

O INSS repassa os dados dos aposentados e pensionistas para essas entidades, que, ao invés de entrar em contato com os segurados para oferecer seus serviços, realizam a contratação sem autorização prévia e passam a descontar mensalmente do salário dos beneficiários.

Como agir diante de descontos indevidos

Os aposentados e pensionistas do INSS que identificarem descontos não autorizados em seus salários podem solicitar o bloqueio desses débitos. Além disso, as entidades responsáveis pelos golpes podem ser obrigadas a devolver os valores recebidos sem a ciência do segurado.

Cerca de 30 entidades chegaram a faturar R$ 2 bilhões com os descontos indevidos feitos nos salários dos aposentados e pensionistas. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, anunciou que a Polícia Federal será acionada para investigar essa fraude.

Como bloquear descontos indevidos

  • Acesse o App Meu INSS e faça login;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”;
  • Na lista, selecione o serviço/benefício que deseja bloquear;
  • Siga as instruções na tela para concluir o processo de bloqueio.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.