Furúnculo: o que é e como tratar

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

Ele costuma surgir discreto como se fosse uma espinha nas áreas do corpo mais sujeitas ao suor como o rosto, axilas, coxas, nádegas e nariz. Depois cresce e endurece, formando um botão avermelhado e dolorido na pele, recheado com pus. No fim, não era espinha: era furúnculo.

Esse problema se abriga na chamada unidade pilossebácea, formada pelo pelo, o folículo piloso e a glândula sebácea. Enquanto o folículo produz o pelo, a glândulas sebáceas o lubrificam. É neste local que as bactérias se alojam para formar os furúnculos, um tipo de foliculite bacteriana profunda.

Causas e sintomas dos furúnculos

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em geral, os furúnculos surgem de foliculite superficial, causada por infecção bacteriana por estafilococos, que se aprofunda na pele formando um abscesso.

Os abscessos são doloridos e quentes. Também têm uma pequena ponta amarelada. Em alguns casos, precisam ser cortados para drenar o chamado “carnegão”, uma massa formada por pus e restos de pele.

As temperaturas quentes favorecem o surgimento dos furúnculos, porque estimulam sudorese. Aliado ao uso de hidratantes e protetores solar, o calor aumenta a oleosidade da pele. Mas alguns cuidados podem prevenir e afastar as chances de desenvolver as lesões em todas as estações:

  • Mantenha sempre as mãos limpas e unhas cortadas
  • Evite usar roupas muito justas e de tecido sintético que dificultam a transpiração e favorecem o atrito
  • Troque toalhas e lençóis de cama com frequência

Como tratar o furúnculo

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.