Faringite: saiba os sintomas e como tratar a inflamação na garganta

Voguel
Voguel 4 Leitura mínima

Incômodo comum na garganta, a faringite é uma inflamação geralmente causada por vírus e bactérias. Como indica o nome, ela atinge a faringe: parte da garganta que liga o nariz e a boca ao esôfago e à laringe.

No caso viral, a faringite pode ser uma consequência de resfriados ou gripes, mais comuns nos meses frios. Já quando é resultado de uma infecção bacteriana, o problema exige um cuidado maior, para evitar sequelas de longo prazo em caso de tratamento inadequado.

O que causa a faringite?

Embora o problema costume aparecer em função de uma infecção, seja ela por vírus ou bactérias, a faringite também pode ser desencadeada por alergias ou por refluxo.

Quando é causada por vírus, é comum que a faringite seja resultado do contato com microrganismos como o adenovírus, o rinovírus, o Epstein-Barr e ainda os vírus causadores de herpes e da doença mão-pé-boca.

Já na faringite bacteriana, os principais causadores são os estreptococos tipo A. Esse tipo de quadro é mais arriscado, já que pode acarretar sequelas como febre reumática e glomerulonefrite, se não for tratada adequadamente.

Quais os sintomas da faringite

Os sinais da faringite são similares a outras doenças do trato respiratório. Por isso, uma avaliação clínica é necessária para definir o curso adequado de tratamento.

Na consulta, o médico vai analisar a garganta e o pescoço. Às vezes, pode ser necessário coletar secreções para fazer a análise laboratorial do agente causador e firmar o diagnóstico.

Dentre os sintomas mais comuns, estão a dor de garganta e a dificuldade para engolir alimentos sólidos. A faringite viral pode causar ainda sintomas como:

  • Febre baixa;
  • Coriza;
  • Tosse;
  • Olhos lacrimejantes.

A inflamação causada por bactérias, por sua vez, pode causar também:

  • Inchaço dos linfonodos no pescoço;
  • Presença de pus nas amígdalas;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Placas brancas ou avermelhadas na garganta;
  • Febre alta.

Qual o tratamento para faringite?

O tipo de agente causador determina o tratamento correto. Quando a faringite ocorre devido a vírus, o tratamento é focado em atenuar os sintomas enquanto o corpo combate a doença. Normalmente, são receitados analgésicos e anti-inflamatórios.

Agora, quando o micro-organismo que gerou a inflamação for uma bactéria, são indicados antibióticos, por via oral ou injetáveis.

Vale reforçar: o tratamento com antibióticos deve ser seguido até o final do período prescrito, mesmo que os sintomas passem antes da conclusão do ciclo de medicação.

Para aliviar os sintomas, também é possível fazer lavagem nasal com soro fisiológico e gargarejos com soluções salinas. Em alguns casos, a faringite pode ser desencadeada também por alergias ou refluxos.

A faringite é considerada transmissível, já que os vírus e bactérias podem contaminar outras pessoas por meio do contato com as secreções nasais de quem está infectado. Assim, lavar as mãos com frequência e usar máscaras são boas medidas de prevenção caso você ou alguém do seu contato próximo esteja com o problema.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.