EUA não vão se envolver em retaliação de Israel contra o Irã, diz Casa Branca

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima




O presidente norte-americano, Joe Biden, alertou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que os EUA não participarão de uma contraofensiva contra o Irã se Israel decidir retaliar um ataque em massa de drones e mísseis em território israelense durante a noite de ontem, disse um funcionário da Casa Branca neste domingo (14).

A ameaça de uma guerra aberta que irrompe entre os arqui-inimigos do Oriente Médio e que arrasta os Estados Unidos colocou a região em estado de alerta, desencadeando apelos por moderação por parte das potências globais e das nações árabes para evitar uma nova escalada.

A mídia dos EUA informou hoje que Biden informou a Netanyahu que não participaria de ações retaliatórias por meio de um telefonema durante a noite. As falas foram confirmadas à Reuters por um funcionário da Casa Branca.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar!

Os EUA continuarão a ajudar Israel a se defender, mas não querem a guerra, disse John Kirby, o principal porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, ao programa “This Week” da ABC neste domingo.

Entenda a ofensiva do Irã

O Irã lançou o ataque no sábado (13) devido a um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria, em 1º de abril, que matou os principais comandantes da Guarda Revolucionária e ocorreu após meses de confrontos entre Israel e os aliados regionais do Irã, desencadeados pela guerra em Gaza.

No entanto, o ataque de mais de 300 mísseis e drones, principalmente lançados a partir do interior do Irã, causou apenas danos modestos em Israel, uma vez que a maioria foi abatida com a ajuda dos EUA, Reino Unido e Jordânia.

Uma base da Força Aérea no sul de Israel foi atingida, mas continuou a operar normalmente e uma criança de 7 anos ficou gravemente ferida por estilhaços. Não houve outros relatos de danos graves.

(Com Reuters)

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.