Elon Musk questiona Alexandre de Moraes em post ‘antigo’ no Twitter

Voguel
Voguel 8 Leitura mínima

O bilionário Elon Musk, dono (entre outras empresas) do X (antigo Twitter), respondeu a uma postagem “antiga” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes neste sábado (06). O empresário questionou o ministro o por que de “tanta censura no Brasil”.

Para quem pressa:

Na postagem, publicada em 11 de janeiro, Moraes parabenizava o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski após este assumir o cargo de ministro da Justiça no atual governo.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:

Resposta de Musk ao ministro: repercussão e contexto

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, falando
(Imagem: Salty View/Shutterstock)

Em resposta à Musk, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou a preparação de um requerimento para discutir, numa audiência na Câmara, a censura e os “Twitter Files Brasil”.

Contexto: o escritor estadunidense Michael Shellenberger postou no X, na quarta-feira (03), um “fio” (também chamado de thread na rede social) cujo título era: Twitter Files – Brazil. Nela, Shellenberger faz uma série de críticas a Moraes e à atuação do Judiciário.

Esse “Twitter Files” surgiu no final de 2022 e apontava medidas de moderação na rede social, com base em documentos internos (sobre anos anteriores à gestão Musk) vazados. No ano seguinte, Shellenberger organizou um manifesto “em defesa da liberdade de expressão”. E o tal manifesto acusava o STF brasileiro de “criminalizar o discurso político”, conforme revelado pelo jornal Folha de S. Paulo.

No mesmo ano que o Twitter Files surgiu, Elon Musk comprou a rede social – que, sob sua gestão, mudou para X. Mas o nome, de longe, não foi a única coisa que mudou na plataforma. Um dos principais pontos mexidos por Musk foi justamente a moderação da rede social. Para ele, as medidas tinham viés político.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.