Eleições municipais na Turquia colocam controle político de Erdogan em risco

Voguel
Voguel 5 Leitura mínima

Os turcos votam neste domingo (31) nas eleições municipais focadas na tentativa do presidente Tayyip Erdogan de recuperar o controle de Istambul do rival Ekrem Imamoglu, que pretende reafirmar a oposição como força política após amargas derrotas eleitorais no ano passado.

O prefeito de Istambul, Imamoglu, desferiu em Erdogan e seu partido AK o maior golpe eleitoral de duas décadas no poder, com sua vitória na votação de 2019.

O presidente reagiu em 2023, garantindo a reeleição e uma maioria parlamentar com os seus aliados nacionalistas.

Os resultados de domingo poderão agora reforçar o controle de Erdogan sobre a Turquia, membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ou sinalizar uma mudança no cenário político dividido da grande economia emergente.

Uma vitória de Imamoglu alimenta as expectativas de que ele se torne um futuro líder nacional.

O engenheiro Murat Ercan, de 60 anos, disse que desaprovava que Erdogan desempenhasse um papel ativo na campanha do seu partido antes das eleições, acreditando que o presidente deveria ser imparcial.

“Ekrem Imamoglu é o tipo de presidente que desejamos, com a sua natureza construtiva e sorridente, que abraça a todos”, disse Ercan depois de votar em Istambul.

As assembleias de voto abriram na Turquia com mais de 61 milhões de pessoas registadas para votar. A votação termina às 12h (horário de Brasília) e os resultados iniciais são esperados até às 16h (horário de Brasília).

Em Istambul, uma cidade de 16 milhões de habitantes que impulsiona a economia da Turquia, as pesquisas sugerem uma disputa acirrada, enquanto Imamoglu enfrenta o desafio do candidato do AKP, Murat Kurum, um ex-ministro.

Presidente da Turquia Tayyip Erdogan em Ancara / Divulgação via Reuters (25.out.23)

É provável que os resultados sejam moldados, em parte, pelos problemas econômicos provocados por uma inflação de quase 70% e pelos eleitores curdos e islâmicos que avaliam o desempenho do governo. Alguns eleitores disseram que o partido no poder fez o suficiente para provar seu valor.

“O Partido AK concluiu projetos muito importantes para o desenvolvimento deste país”, disse Faruk Baran, 28 anos, na cidade de Diyarbakir, no sudeste. “[Ele] precisa ser forte ao nível local para continuar seus serviços.”

Embora o principal prêmio para Erdogan seja Istambul, ele também procura reconquistar a capital, Ancara.

Ambas as cidades foram conquistadas pela oposição em 2019, após terem estado sob o domínio do seu AKP e dos seus antecessores islâmicos durante os 25 anos anteriores.

As perspectivas de Erdogan foram ajudadas pelo colapso da aliança de oposição que derrotou no ano passado, embora Imamoglu ainda atraia eleitores para além do seu principal partido de oposição, o Partido Popular Republicano.

Os eleitores do principal partido pró-curdo foram cruciais para o sucesso de Imamoglu em 2019. Desta vez, o seu partido DEM apresenta o seu próprio candidato em Istambul, mas espera-se que muitos curdos deixem de lado a lealdade partidária e votem nele novamente.

No sudeste, predominantemente curdo, o DEM pretende reafirmar a sua força depois do Estado ter substituído presidentes de câmara pró-curdos por “administradores” nomeados pelo Estado, na sequência de eleições anteriores devido a alegadas ligações militantes.

“Desejo o fim do sistema de administração. Esta eleição é importante para o futuro da Turquia e para nos ouvir: os curdos são sempre decisivos”, disse um funcionário público.

Um fator que trabalha contra Erdogan é o aumento do apoio ao Novo Partido Islâmico do Bem-Estar devido à sua posição linha-dura contra Israel durante o conflito de Gaza e à insatisfação com a forma como o AKP, de raízes islâmicas, lida com a economia.

(Reportagem adicional de Ali Kucukgocmen e Bulent Usta, em Istambul; escrita por Daren Butler; edição por Alexandra Hudson, Kim Coghill e Kirsten Donovan)

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.