Como é o trabalho na produtora que adotou semana de quatro dias com folga nas quartas

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

O projeto global 4 day week chegou ao Brasil em setembro de 2023 e visa ampliar o debate da semana mais curta de trabalho, de quatro dias úteis. Foram 22 empresas que aceitaram participar do projeto em 5 estados brasileiros. 

Funcionários escolheram o dia de folga

A metodologia adotada é a 100-80-100: 100% do salário, 80% do tempo trabalhado e 100% de produtividade.  

No projeto do 4 Days Week, as empresas podem adotar o sistema que for melhor pra ela sobre o dia de folga dos funcionários. Além da modalidade de um dia inteiro na semana, geralmente adotado na sexta, também é possível escolher trabalhar meio período em dois dias, entrando mais tarde na segunda e saindo mais cedo na sexta ou trabalhando horas a menos todos os dias da semana. Todas as empresas que adotaram o projeto no Brasil escolheram folgar um dia todo. 

Cyrineu explica que foi feito um diálogo com os funcionários para saber se a novidade funcionaria e não iria sobrecarregá-los no restante da semana. Eles escolheram a quarta-feira como o dia de folga. Quanto ao ritmo de produção, a CEO aponta que algumas entregas são feitas na quarta-feira por meio de agendamento. E entrega não foi alterada em nada, tanto que a escolha da companhia foi não avisar da nova jornada de trabalho para os clientes que, até agora, não perceberam. 

“A gente fez um desenho de descanso como um gráfico. A escala de trabalhar dois dias, descansar um, trabalhar dois e descansar dois ficaria mais equilibrada. A quarta também é o nosso dia um pouco mais tranquilo entre as demandas do nosso mercado e teria menos impacto em relação aos nossos clientes que continuam trabalhando 5 dias por semana”, afirmou. 



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.