Como declarar um dependente que morreu em 2023 no Imposto de Renda 2024?

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Nós já explicamos quem pode ser declarado como dependente no Imposto de Renda. Mas o que acontece se um filho, enteado, avô, pai, entre outros, morreu ou nasceu durante o ano de 2023?

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como declarar um dependente que morreu ou que nasceu em 2023 no Imposto de Renda 2024?

Na prática, a relação de dependência não seria referente ao ano-calendário inteiro. Porém, isso não faz diferença na hora da declaração, conforme explica o professor Deypson Carvalho, da UDF:

“O filho que nasce e morre no ano-calendário, cônjuge e outros dependentes que faleçam durante o ano-calendário, podem ser considerados dependentes. Nesse caso, é admissível a dedução pelo valor total anual de dependente no valor de R$ 2.275,08”. 

A professora Mariana Campagnoni, da UFRRJ, acrescenta outros detalhes na hora de declarar um dependente que nasceu ou morreu em 2023:

“Quanto ao dependente que nasceu, o programa da Receita Federal apresenta uma aba denominada “Dependentes”, onde o contribuinte informará o tipo de dependente, por exemplo, filho ou enteado até 21 anos, nome, CPF e data de nascimento. Com relação ao dependente que morreu, ele pode ser mantido como dependente do titular apenas no ano do falecimento. No ano seguinte, ele deve ser removido”.

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2024 vai até o dia 31 de maio. Fique ligado para não perder a data e cair na malha fina.

Mais dicas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: com nova tabela, veja quem fica isento neste ano

11 mudanças na declaração do IR 2024 para ficar atento

Imposto de Renda 2024: como fazer a declaração em poucos minutos?

Saiba até quando entregar a declaração sem multa

IR 2024: Veja como baixar o programa gerador da declaração

Com informações da Agência Brasil.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.