Como a John Deere usa inovação de 5G para fabricar suas máquinas

Voguel
Voguel 8 Leitura mínima

V.Ondei

Máquinas da John Deere testadas no campo, antes de irem para a linha de produção

A multinacional de máquinas agrícolas John Deere possui duas instalações no coração do meio-oeste americano. As raízes da empresa remontam a 1837, quando o seu fundador, um ferreiro, desenvolveu o primeiro arado de aço autolimpante, que revolucionou a agricultura da época. Avançando quase 190 anos, a John Deere continua a inovar em muitas frentes.

Visitar o Tractor & Engine Museum da empresa e sua fábrica conectada 5G – ambas em Waterloo, Iowa – são experiências reveladoras. A empresa está utilizando, no estado da arte, a conectividade celular para permitir a automação e a autonomia de seus icônicos veículos verdes e amarelos, bem como o 5G para desbloquear eficiências nas fábricas que os produzem. Em 2023, a receita do ano fiscal da Deere foi de US$ 61,2 bilhões (R$ 304,7 bilhões na cotação atual), aumento de 16% ante o ano anterior.

Fabricação moderna, alimentada por 5G

O público leigo pode não associar de imediato o uso de a tecnologia de ponta a uma marca agrária como a John Deere, mas isso é um erro. A empresa abriu instalações de pesquisa e laboratórios em Iowa, bem como pontos de acesso tecnológico, incluindo Austin e São Francisco. Além disso, as aquisições da Deere, como a Blue River Technology, estão reunindo inteligências e tecnologias como visão computacional, aprendizagem automática, IA (inteligência artificial) e infraestrutura nativa da nuvem para revolucionar as operações agrícolas.

Não querendo depender de terceiros para o projeto, implantação e operação de sua rede celular, a Deere optou por formar uma equipe interna de engenheiros de rede para trabalhar com a Nokia. A equipe fez seu trabalho inicial em tempo recorde, precisando de apenas seis semanas para montar uma rede de produção. Tanto a decisão de contratar uma equipe interna, quanto a execução incrivelmente rápida que se seguiu, mostrou o acerto da decisão e da confiança da empresa em suas habilidades técnicas para acelerar a integração vertical de seus processos de fabricação.

Leia também:

Os casos de utilização de produção que estão beneficiando o investimento da Deere numa rede 5G privada são dignos de nota. Até o momento, a empresa implantou mais de 100 veículos guiados automaticamente e controlados via 5G para mover motores, transmissões, cabines, rodas e outras peças dentro do processo de montagem. A visão computacional, aproveitando a latência ultrabaixa e a rápida transferência de dados do 5G, é usada para inspecionar soldas para controle de qualidade, bem como monitorar a segurança do trabalhador.

Por último, mas certamente não menos importante, a conectividade 5G está permitindo à Deere melhorar os seus processos de linha de montagem. Ele pode ajudar em tarefas específicas, como medir níveis de torque em ferramentas elétricas sem fio para garantir fluxos de trabalho ideais, e ser aplicado em uma escala mais ampla para reconfigurar linhas de montagem em horas, em vez de dias ou semanas, o que maximiza a eficiência operacional.

Por que 5G em vez de Wi-Fi?

Pode-se perguntar por que a John Deere escolheu a conectividade celular 5G em vez de Wi-Fi e o espectro “gratuito” subjacente não licenciado que a acompanha. A resposta a essa pergunta é múltipla. A conectividade celular 5G é inerentemente mais determinística do que o Wi-Fi, devido a transferências mais suaves de rádio para rádio. O 5G também pode suportar um número muito maior de dispositivos por rádio – a Deere relata até 800 por rádio em sua rede celular 5G privada.

Isto contrasta com a experiência anterior da empresa, em que um único ponto de acesso wi-fi lidava com apenas 50 dispositivos. Em ambientes de tecnologia operacional como o da Deere, as implantações industriais de IoT (Internet das Coisas) expandem drasticamente o número de dispositivos que se conectam a uma rede para cenários como manutenção preditiva; a economia associada à densificação do wi-fi para atender a essas necessidades vai rapidamente além do que é acessível.

Como bônus, o design arquitetônico do 5G também oferece uma postura de segurança aprimorada em relação ao wi-fi na forma de criptografia aprimorada. Essa é uma consideração importante, dadas as vulnerabilidades que muitas vezes resultam da superfície de ataque expandida, normalmente associada a grandes implantações de IoT.

Além de seus superpoderes técnicos e de segurança, o rendimento semelhante ao da fibra e o perfil de latência do 5G oferecem flexibilidade quando se trata de instalação e acesso. Por exemplo, muitas vezes é impraticável conectar Ethernet a guindastes, guinchos e dispositivos suspensos, como câmeras inteligentes, mas é fácil conectá-los usando 5G. Além disso, o espectro celular pode se propagar por extensões maiores, tanto internas quanto externas, proporcionando conectividade confiável para objetos em movimento. Isto é especialmente relevante para fluxos de trabalho de fabricação, como gerenciamento de pátio, auditorias de direção, testes de capotamento e rastreamento de reboques.

Empacotando suas vantagens competitivas

A John Deere está apostando no 5G para obter uma vantagem competitiva na produção de alguns dos implementos agrícolas mais avançados tecnicamente, seguros e fiáveis ​​para ajudar a alimentar o mundo, o que significa um forte comprometimento com a inovação.

A flexibilidade de implantação do 5G, o rendimento de alta velocidade e a latência ultrabaixa estão claramente revelando um novo valor para a Deere, melhorando sua capacidade de processar dados, realizar análises e fornecer insights acionáveis ​​quase em tempo real para otimizar seus processos de fabricação. A empresa é pioneira na utilização da conectividade celular para acelerar a sua jornada de transformação digital e modernizar os seus processos de fabrico, e outros fabricantes de classe mundial devem considerar o mesmo.

* Will Townsend é colaborador da Forbes EUA. Faz parte da Moor Insights & Strategy, que presta serviços de tecnologia, incluindo pesquisa, análise, aconselhamento, consultoria, benchmarking, matchmaking de aquisições e patrocínios.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.