Começa temporada de baleias jubarte no litoral de SP

Voguel
Voguel 5 Leitura mínima

As baleias estão chegando mais cedo ao litoral de São Paulo? Ainda não dá para saber, mas é certo que a primeira jubarte de 2024 foi vista na região de Ubatuba, no litoral norte, na semana passada.

Trata-se de uma baleia jovem, segundo Júlio Cardoso, fundador do Projeto Baleia à Vista.

Créditos: Divulgação/Projeto Baleia à Vista

A temporada oficial de avistamento das gigantes do mar geralmente vai de maio a agosto

Júlio recebeu o vídeo do cetáceo saltando para fora da água, um dos mais belos espetáculos do mar. O registro foi feito na altura de Ubatuba por Jeferson Ramiro, capitão de um barco de passeios turísticos naquele município.

“No dia seguinte foi registrado um outro avistamento na região, mas tudo indica ser a mesma baleia”, conta Cardoso. Todos os anos, jubartes saem da Antártica em busca de águas mais quentes da costa brasileira para se reproduzirem e passam pelo litoral morte paulista.

Avistamentos de baleias no Canal de São Sebastião

A temporada de baleias de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião e a expectativa para este ano é grande.

“É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade”, diz Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.

No ano passado, a iniciativa venceu o Prêmio Braztoa pela implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias que preza pela preservação ambiental.

Baleia jubarte vista nadando próximo à costa de Ilhabela, no litoral norte de SP

Créditos: Divulgação/Hostel da Vila

Baleia jubarte vista nadando próximo à costa de Ilhabela, no litoral norte de SP

O avistamento de baleia é uma atividade turística relativamente recente em São Sebastião. Começou em 2018 com os primeiros relatos de populares.

“Nós trabalhamos com foto-identificação das jubartes que passam pelo Canal de São Sebastião. A parte inferior da cauda é a “digital” da jubarte. Turistas e a população em geral podem nos ajudar neste trabalho enviando fotos da cauda dos animais que avistar”, convida Cardoso.

Nos últimos anos, cresceu em número de animais observados, na importância enquanto atividade econômica e em sustentabilidade. 

A temporada de baleias começa em maio e vai até agosto, mas os meses com maior número de avistamentos são junho e julho. As agências que operam passeios de barco em São Sebastião já estão com agendamento aberto e a procura está em alta. Há empresa, inclusive, que já tem reservadas 30% de suas saídas ao mar durante toda a temporada.

Regras para o avistamento de baleias

Na temporada de avistamento de baleias, os turistas saem ao mar, de vários pontos do litoral de São Sebastião, em embarcações previamente cadastradas e com toda tripulação capacitada para cumprir todas as normas.

Há regras como o máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, limite de aproximação de 100 metros dos animais, motor neutro e permanecer no local por no máximo meia hora.

Litoral norte de SP é um dos principais destinos de observação de baleias no país

Créditos: Divulgação/Hostel da Vila

Litoral norte de SP é um dos principais destinos de observação de baleias no país

Há, inclusive, protocolo de medidas quando uma baleia é avistada no Canal de São Sebastião, conta o fundador do Projeto Baleia à Vista. “É emitido um alerta vermelho para que as balsas e demais embarcações reduzam a velocidade e redobrem a atenção”, conta Júlio Cardoso. Ele ressalta a importância de os turistas autorizados a conduzir embarcação também cumprirem essas regras.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.