Cidade de SP já registra mais de 100 mil casos de dengue em 2024

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

A cidade de São Paulo já soma mais de 100 mil casos de dengue neste ano, segundo os dados divulgados neste sábado (30) pela Secretaria Estadual da Saúde. O número equivale a 26,6% do total de casos confirmados no estado paulista.

Em 18 de março, a prefeitura da capital decretou situação de emergência na cidade em virtude da alta de casos da doença. De acordo com o último boletim de arboviroses da gestão municipal, 67 bairros da capital estão em epidemia de dengue, ou seja, registram mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Nesta sexta-feira (29), a prefeitura anunciou que promoverá a vacinação contra a doença dentro de escolas localizadas nas regiões com maior incidência de casos, como Itaquera, na Zona Leste. O público-alvo será de crianças entre 10 e 14 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A capital está entre os novos municípios que devem receber do ministério doses de imunizante contra a dengue nos próximos dias. Segundo a gestão municipal, assim que as vacinas estiverem disponíveis, a aplicação será iniciada nas escolas.

Leia também

O estado de São Paulo já registra 158 óbitos causados pela dengue neste ano e investiga outras 351 mortes.

Ao todo, mais de 376 mil casos da doença já foram confirmados no território paulista. Desses, 404 são considerados graves.

Segundo o governo federal, o estado vai receber cerca de 421 mil doses da vacina contra a dengue. Elas deverão ser distribuídas para 50 cidades, mas ainda não há previsão de quando devem chegar.

Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.