Campanha estimula jovens a tirarem seus títulos e a votarem

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

Uma campanha concebida para estimular os jovens a votarem levou uma versão gigante de um título de eleitor à Avenida Paulista neste domingo, 21. A réplica do documento serve como um lembrete do prazo final para requerer o título e estar apto a votar nas eleições de 2024.

O título gigante traz os dados de Edson Luís, um estudante que foi vítima da ditadura militar em 1968, aos 18 anos de idade. Edson Luís nunca possuiu um título de eleitor. As eleições diretas para presidente só seriam restauradas em 1989, após intensas mobilizações populares.

Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Campanha estimula jovens a tirarem seus títulos e votarem

Segundo divulgado pela Agência Brasil, esta campanha concebida por sete entidades da sociedade civil: Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize.

Para obter o título pela primeira vez, é necessário comparecer a um Cartório Eleitoral no mesmo estado de residência, munido de um documento oficial com foto e comprovante de residência.

No caso dos jovens do sexo masculino que completam 19 anos neste ano, também é exigido o comprovante de quitação militar. O prazo para pedir o título e votar nas eleições deste ano é o dia 8 de maio

Campanha exalta a importância do voto para fortalecer a democracia

Créditos: Divulgação/TRE

Campanha exalta a importância do voto para fortalecer a democracia

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5,7 milhões de jovens entre 16 e 18 anos estão aptos a votar.

*Com informações da Agência Brasil.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.