Camomila é uma aliada na redução dos níveis de glicose

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Uma revisão, publicada na revista Complementary Therapies Medicine, conduzida por especialistas da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, apresentou descobertas surpreendentes que indicam os possíveis benefícios do chá de camomila para pessoas com diabetes.

Os pesquisadores, então, analisaram 15 trabalhos científicos que estudaram o efeito da ingestão do chá de camomila sobre o diabetes e suas complicações.

Destes, 12 estudos apontaram que o chá de camomila realmente contribuiu para o controle da glicemia.

Camomila como aliada na redução dos níveis de glicose

Em um dos estudos avaliados, 64 pacientes com diabetes tipo 2 receberam a orientação de consumir três xícaras diárias de chá de camomila durante oito semanas. Houve uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue em comparação com o grupo placebo.

“Esses achados ampliam as novas funções da camomila na melhora dos perfis glicêmico e lipídico e indicadores de estresse oxidativo no diabetes e complicações relacionadas”, concluíram os pesquisadores.

Os pesquisadores são cautelosos ao pontuar que, apesar dos resultados serem promissores, mais estudos são necessários para compreender completamente os efeitos da camomila no controle do diabetes.

Créditos: Depositphotos/bhofack2

Chá de camomila ajuda a reduzir o açúcar no sangue, segundo estudo

Afinal, veja mais benefícios do chá de camomila

Controle da dislipidemia

Além da influência positiva sobre a glicose, foi observado que em quatro dos cinco estudos que avaliaram o impacto da camomila nos perfis lipídicos, houve melhora na dislipidemia, condição caracterizada por níveis elevados de gordura no sangue.

Combate oxidação

O estudo também revela que seis pesquisas mostraram que o chá de camomila tem propriedades antioxidantes, ajudando a reduzir consideravelmente o estresse oxidativo.

Portanto, a planta pode ter um papel importante na proteção contra doenças degenerativas.

Melhora de complicações decorrentes do diabetes

Os pesquisadores destacaram que a camomila também apresentou efeitos positivos no alívio das complicações do diabetes, incluindo perfis renais e hepáticos.

Foram encontradas, portanto, reduções significativas nas complicações comparando com os grupos controle.

Vale destacar, por fim, a importância de buscar orientação médica antes de incluir o chá de camomila ou qualquer nova prática em seu tratamento.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.