Banco Central informa novo vazamento de dados em 87.368 chaves Pix

Voguel
Voguel 2 Leitura mínima

O Banco Central informou, nesta sexta-feira (22), que houve um novo vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix de responsabilidade da Sumup Sociedade de Crédito Direto. O problema ocorreu em razão de falhas pontuais em sistemas da instituição financeira.

Ao todo, dados cadastrais vinculados a 87.368 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Sumup foram expostos. Entre os dados vazados estão o nome do usuário, CPF ‘com máscara’, instituição de relacionamento, agência e número conta.

De acordo com nota divulgada pelo BC, não foram expostos

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

  • dados sensíveis, tais como senhas
  • informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais,
  • ou outras informações sob sigilo bancário.

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz a nota.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente “serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

O BC informou ainda que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar!

No início desta semana, o BC comunicou que um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) também tiveram dados cadastrais vazados.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. A exposição, informou o BC, ocorreu em dados cadastrais.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.