Alguns fatores que causam hemorroida com maior frequência

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Créditos: vadimguzhva/istock

As hemorroidas são vasos dilatados e tortuosos situados na parede da parte inferior do reto e ânus – iStock/Getty Images

Caracterizados por vasos dilatados e tortuosos situados na parede da parte inferior do reto e ânus, a hemorroida é responsável por manter a continência fecal, ou seja, a capacidade de conter fezes. Eventualmente, no entanto, elas podem inchar e até saírem para fora, o que causa a doença hemorroidária.

Sob essa condição, as hemorroidas causam sintomas como desconforto, sangramento, queimação, coceira e, às vezes, dor. Além disso, podem ser acompanhadas de complicações como pequenas lesões no canal anal chamadas fissuras.

Tipos de hemorroida

Classificadas entre dois tipos principais, as internas se formam dentro do reto e, geralmente, são indolores, mas podem sangrar. Enquanto as hemorroidas externas se formam sob a pele ao redor do ânus e podem ser dolorosas, especialmente quando se tornam trombosadas (quando um coágulo de sangue se forma nelas). O tratamento das hemorroidas varia dependendo da gravidade e dos sintomas.

Na maioria das vezes,  medidas como uma dieta rica em fibras, hidratação adequada, exercícios físicos regulares e cremes tópicos, podem aliviar os sintomas. Já em situações mais agudas, pode ser necessária intervenção médica, incluindo procedimentos não cirúrgicos ou até mesmo cirurgia para remoção.

Por isso, se você suspeita que tem hemorroidas ou está enfrentando sintomas desconfortáveis, é aconselhável procurar orientação médica para um diagnóstico adequado e opções de tratamento.

Quais são os fatores que provocam a hemorroida?

Os motivos variam desde as características físicas, história pessoal, patologias a hábitos de vida, como dieta pobre em fibras e rica em produtos industrializados, que apresentam maior risco de desenvolver doença hemorroidária. Fatores externos como estresse e sedentarismo também pode predispor a doença. 

Outro fator que colabora com a condição é o esforço repetido para evacuar ou a diarreia frequente.

A doença também pode acontecer quando: 

Gravidez e parto: devido à pressão adicional exercida sobre as veias pélvicas.
Obesidade: que coloca pressão adicional nas veias da área abdominal e pélvica. 
Levantamento de objetos pesados, que pode aumentar a pressão abdominal e retal.



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.