Al Brooks: 1ª meta do trader é parar de perder, depois ganhar com consistência

Voguel
Voguel 4 Leitura mínima

Al Brooks, um dos maiores especialistas em day trade do mundo e autor de vários livros sobre o tema, chama a atenção ao fato de que muitos trades começam a ganhar, mas acabam perdendo semanas depois, o que foi conquistado, por elevada autoconfiança de operação no mercado.

“Se começar a ganhar, o trader fica confiante e tenta inovar. Depois, tem uma operação contra (seu objetivo). Aí, o mercado cai e ele desiste. Então, é uma operação ‘burra’, que pode apagar o que se fez em duas semanas”, disse Al Brooks, neste sábado (6), durante o Mestres do Trading, em São Paulo, evento apoiado pela XP Investimentos.

“Se não parece que está certo o comportamento do mercado, que não se previu, saia (da operação). Se sua premissa não é mais válida, saia”, ensina. Para ele, não precisa fazer “burrada”. “Sempre que o mercado não faz o que se espera, não faça”, enfatiza.

Semana do Trader Sossegado

Uma semana de conteúdo prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando apenas 30 minutos por dia

Brooks explica que antes de se tornar um grande trader, se “tem muitas etapas” a cumprir. “Precisa primeiro aprender muitos padrões e parar de perder dinheiro. A primeira meta é parar de perder dinheiro e a segunda, ganhar de forma consistente”, afirma.

O especialista reconhece que há muita tensão em cada operação do day trader, principalmente para quem está começando na atividade.

“Reflita o que está fazendo e se acalme. Precisa operar num valor que não se importe (de perder). Não vai ganhar dinheiro. Mas opere com pequenos volumes e vai somando”, ressalta.

Day trade: simplicidade na operação

O trader considera importante manter a operação de forma simples e caso não consiga operar cinco minicontratos de uma vez, trabalhe apenas com um e “evite acumular posição”.

Al Brooks opera há 37 anos no mercado americano. Ele começou numa época em que não tinha softwares disponíveis com gráficos e a impressora era a melhor amiga para ler e anotar no papel os resultados impressos das operações.

Hoje, ele mantém uma biblioteca de mais de 10 mil gráficos, que incluem diferentes padrões e tendências, que foram observados ao longo da vida de trader.  

Ele acrescenta que operar na abertura do pregão é sempre o melhor caminho. “O volume é imenso. Tem várias coisas que o mercado pode fazer, se mover lateralmente, dá para ver se vai subir ou descer” diz, reforçando que se observar que o mercado ainda está definindo tendências para o dia, “é bom não operar”.

“Temos que ser pacientes”, destaca. Ele acha que day trade deve também operar com swing trade. “Um trader de sucesso precisa fazer operação longas (também)”, complementa.

Guias trader:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

 

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.