A dieta que retarda o envelhecimento biológico, segundo a ciência

Voguel
Voguel 3 Leitura mínima

Embora não exista uma forma de evitar o envelhecimento e prevenir a demência, um crescente conjunto de pesquisas sugere que a nossa dieta pode desempenhar um papel determinante na saúde do cérebro.

Uma equipe da Universidade de Columbia está contribuindo para esta conversa, mostrando como a dieta MIND pode ser melhor para prevenir a demência.

O estudo, publicado no Annals of Neurology, investigou a hipótese de que uma dieta saudável protege contra a demência ao desacelerar o ritmo geral de envelhecimento biológico do corpo.

Créditos: Andrii Lysenko/istock

Dieta MIND retarda com sucesso o envelhecimento biológico

Detalhes do estudo

Para testar essa hipótese, os pesquisadores acompanharam participantes com 60 anos de idade ou mais, livres de demência. Ao longo do estudo, os participantes foram avaliados a cada quatro a sete anos, passando por exames físicos e questionários relacionados ao estilo de vida. 

A investigação começou em 1971 e a partir de partir de 1991, os pesquisadores começaram a fazer coleta de sangue para testes neurocognitivos.

Os pesquisadores concentraram-se em 1.644 participantes, dos quais 140 desenvolveram demência durante o período do estudo.

Para medir o ritmo do envelhecimento biológico, utilizaram um relógio epigenético que mede a rapidez com que o corpo de uma pessoa se deteriora à medida que envelhece.

Descobertas

O estudo descobriu que a maior adesão à dieta Mediterranean-Dash Intervention for Neurodegenerative Delay (MIND) foi associada a um ritmo mais lento de envelhecimento.

É importante ressaltar que este ritmo mais lento de envelhecimento também esteve associado à redução dos riscos de demência e mortalidade.

Na verdade, os investigadores determinaram que um ritmo mais lento de envelhecimento foi responsável por 27% da associação entre uma dieta saudável e a redução do risco de demência e 57% da associação entre uma dieta saudável e a redução do risco de mortalidade.

O que é a dieta MIND?

A dieta MIND é um plano alimentar que combina elementos da dieta mediterrânea e da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension).

Isso inclui alimentos como vegetais folhosos, nozes, bagas, peixes, azeite de oliva, grãos integrais e aves, enquanto limita a ingestão de alimentos não saudáveis, como carne vermelha, manteiga e doces. 



Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.