5 principais alimentos para quem tem níveis elevados de colesterol

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Manter os níveis de colesterol sob controle pode prevenir o risco de morte precoce. Por isso saber quais alimentos colocar à mesa é tão importante.

Como todos sabemos, o colesterol em si não é ruim e a substância cerosa auxilia na construção de células e na produção de certos hormônios. No entanto, graças às nossas escolhas de estilo de vida moderno, a tendência é acumular quantidade demasiada no nosso corpo. 

Modificar sua dieta para incluir alternativas saudáveis ​​aos alimentos gordurosos e açucarados é o primeiro passo para a redução dos níveis de colesterol. 

Em geral, as gorduras saudáveis ​​para o coração estão presentes em abacates, nozes e azeite. Esses alimentos ajudam a aumentar os níveis de HDL.

Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, também podem reduzir os níveis de LDL.

Além disso, deve-se privilegiar os ácidos graxos ômega-3 de fontes como salmão e sementes de chia para melhorar ainda mais o perfil de colesterol.

Créditos: knape/Naeblys/istock

Saiba quais alimentos ajudam a equilibrar os níveis de colesterol

Alimentos bons para quem controlar os níveis elevados de colesterol

A linhaça contém ácido alfa-linolênico, um ácido graxo essencial ômega-3 que comprovadamente reduz o colesterol LDL, bem como os níveis de triglicerídeos.

Você pode adicionar sementes de linhaça ao cereal matinal, sanduíche, iogurte ou salada. 

O óleo de peixe é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3.

A ingestão regular desses ácidos graxos na forma de peixes como cavala, salmão, truta, sardinha e linguado ajuda a reduzir os níveis de colesterol e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

O alho contém uma alta concentração de alicina, um composto contendo enxofre que é conhecido por reduzir significativamente o colesterol total e LDL.

Mastigue alguns dentes de alho regularmente pela manhã e antes de dormir. O alho cru funciona melhor do que o cozido. 

Embora todos os vegetais sejam bons para o coração, as folhas verdes escuras são particularmente benéficas.

As folhas verdes escuras, como couve e espinafre, contêm luteína e outros carotenóides, que estão associados a um menor risco de doenças cardíacas.

As leguminosas contêm muitas fibras, minerais e proteínas. Substituir alguns grãos refinados e carnes processadas em sua dieta por legumes pode diminuir o risco de doenças cardíacas. Aposte em lentilhas, grão-de-bico e feijões.



Fonte: Externa

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